3ª EDIÇÃO DO INDIEJÚNIOR ALLIANZ

3

Durante seis dias, o IndieJúnior Allianz vai ocupar a cidade do Porto com um festival que vai ser alargado para 43 sessões de cinema e, entre as novidades deste ano, consta o Cinema de Colo para a primeira experiência com bebés, com filmes sobre animais. Destinada a crianças com menos de três anos, a primeira sessão do Cinema de Colo é no sábado, dia 2 de fevereiro, pelas 10h30, repete às 11h15 e às 12h00, e no domingo nos mesmos horários. As entradas são gratuitas mediante levantamento de bilhete no local e no próprio dia da sessão.

Esta edição tem como ponto de partida o tema “O lugar”. O festival integra uma competição internacional de longas e curtas metragens, com quase 50 filmes recentes (ficções, documentários, animações), quase todos inéditos no nosso país, e que são avaliados pelos três júris (oficial, escolas e público) que atribuem o palmarés do festival. Vários dos filmes a concurso foram selecionados por crianças e jovens dos 6 aos 18 anos, que participaram na iniciativa “Eu Programo um Festival de Cinema!”, organizada em parceria com o Programa Paralelo do Teatro Municipal do Porto e que envolveu alunos de quatro escolas da cidade (do 1º Ciclo do Ensino Básico ao Secundário).

The NeverEnding Story by Wolfgang Petersen é o filme escolhido por Luísa Sequeira

Mantém-se a secção “O Meu Primeiro Filme”, contando com três convidados da cidade do Porto para escolher o filme mais marcante da sua infância. Este ano, foram convidadas pessoas que de alguma forma se relacionam com o tema desta edição. São elas Álvaro Domingues, geógrafo e professor universitário, Filipa Fróis Almeida, arquiteta que faz também parte do coletivo FAHR 021.3, que cria entre outras coisas, esculturas efémeras nas cidades, e Luísa Sequeira, jornalista, realizadora e programadora de cinema. Cada um deles apresentará a sua sessão, contando e partilhando as suas primeiras memórias do cinema com o público mais jovem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *