Feminismos sobre rodas

Sábado dia 9 de Novembro, exibição do documentário “Quem é Bárbara Virgínia? de Luísa Sequeira

Em 1948 Maria Lamas partiu numa viagem pelo país para conhecer a realidade das mulheres em Portugal e escreveu ” mais ou menos rudes conforme o seu nível de vida, todas são irmãs na luta, na resistência ao trabalho e ao sofrimento, no heroísmo obscuro… A força que as impele tem raizes profundas, na terra e na própria vida”.
Feminismos sobre rodas é um projeto que junta mulheres com diferentes percursos no ativismo e de várias cidades do país. Nos últimos anos, têm participado nas várias mobilizações públicas contra a violência de género, precariedade, defesa dos direitos LGBT+, luta antirracista e ecologista, no litoral e interior do país.
São do Porto, Braga, Amarante, Lousada, Lamego, Lisboa e Viseu. Decidiram fazer-se à estrada e levam na bagagem ideias para conversas, filmes, performances, teatro do oprimido, máquina de filmar e tirar fotografias, cartazes para colar, panfletos para oferecer.
Na estrada, mulheres de um país para conhecerem mulheres de um país, e do mundo. Não levam respostas simples nem receitas prontas para resolver os problemas estruturais de discriminação e opressão. Levam a disponibilidade para trocar ideias e experiências , construir respostas coletivas que desafiem o conservadorismo, as injustiças e as desigualdades sociais.
Partimos dia 8 de Novembro e regressamos ao Porto dia 13 de Dezembro para um Encontro Feminista Internacional.

Sábado dia 9 de Novembro, exibição do documentário “Quem é Bárbara Virgínia? ”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *