Ciclo Epoque et Liberté / Belle Epoque e Liberdade – Curtas de Alice Guy Blaché

Epoque et Liberté / Belle Epoque e Liberdade, com curadoria de David Pinho Barros

Foi muito bom participar na primeira edição do ciclo Epoque et Liberté / Belle Epoque e Liberdade, com curadoria de David Pinho Barros, resulta de uma parceria com a Alliance Française Porto.

A primeira sessão foi dedicada à magnifica Alice Guy Bláche <3 

A pioneira do cinema Alice Guy realizou mais de mil filmes, destacando-se pela inovação técnica e pelos temas abordados. Muitos dos seus filmes foram creditados a outros, e durante muito tempo, ela esteve à margem da história do cinema. Alice tentou reverter essa situação, mas não conseguiu publicar a sua autobiografia em vida. A mesma só foi publicada sete anos após a sua morte. A vida de Alice Guy Blaché continua a ser um terreno por explorar, havendo ainda muito a descobrir sobre o seu notável percurso no cinema.

David Pinho Barros e Luísa Sequeira durante a apresentação das curtas de Alice Guy Bláche

Nesta sessão foram apresentadas treze curtas-metragens realizadas no período da Belle Époque que de certa forma refletem o pensamento de Alice Guy.

“Belle Époque e Liberdade  resulta de uma parceria com a Alliance Française Porto. Com curadoria de David Pinho Barros a iniciativa arranca a 2 fevereiro, com um programa de treze curtas-metragens realizadas no período da Belle Époque por Alice Guy, a primeira cineasta da história a quem foi dada “autorização” excecional para realizar, num contexto profissional que era, até então, reservado aos homens. Até 1907, Alice Guy dominou a produção na Gaumont (companhia cinematográfica mais antiga do mundo), experimentando truques e efeitos especiais. A sessão será apresentada pela artista, realizadora e curadora Luísa Sequeira.”

Mais informação sobre o ciclo e programa completo:

https://noticias.up.pt/u-porto-apresenta-ciclo-de-cinema-francofono/

Deixe um comentário