HERCINEMA
LUÍSA SEQUEIRA
Palestra/Performance @fotografialusofona
Nesta palestra performática, Luísa Sequeira apresenta HerCinema, uma proposta in media res que convoca imagens de arquivo reativadas para criar uma nova narrativa cinematográfica. Num gesto de resistência e memória, a artista convoca mulheres apagadas pela história dominante do cinema, devolvendo-lhes voz e presença.
HerCinema configura-se como um espaço de montagem, imaginação e criação, onde o female gaze desafia representações hegemónicas e reinscreve a mulher enquanto narradora, autora e produtora de sentido. Através da reconfiguração do arquivo, emergem novas perspetivas — poéticas, políticas e feministas.

Luísa Sequeira é artista, realizadora, curadora e investigadora independente. O seu trabalho, ancorado no arquivo e no cinema expandido, reativa narrativas feministas silenciadas e desafia estruturas hegemónicas de representação.
Juntamente com o artista Sama, é cofundadora da Oficina Imperfeita, um espaço dedicado a práticas anti-hegemónicas.
A sessão será conduzida por Ângela Ferreira e é promovida pela fotografia lusofona e pelo Mestrado em Fotografia, no âmbito da Unidade Curricular Seminários Interdisciplinares, conectando estudantes, artistas e investigadores num espaço de reflexão crítica sobre práticas artísticas contemporâneas
- SAVE THE DATE + 17 de dezembro | 15h
→ Entrada livre Universidade Lusófona

