Parto e Permanência

Bárbara Fonte, Estefânia r., Luísa Sequeira, Virginia de Diego

Instalação Audio Visual

16 Mai — 20 Jun, 2026

Adorna
Rua do Rosário 147, Porto

“Parto e Permanência” imagem de Luísa Sequeira

“Parto e Permanência” afirma-se como um espaço de encontro entre o íntimo e o político, partindo da convicção de que aquilo que foi muitas vezes remetido para a esfera privada, o corpo, a maternidade, a família, a memória e a linguagem, constitui, na verdade, um território profundamente colectivo, atravessado por relações de poder, heranças culturais e gestos de resistência. Ao reunir as práticas de Bárbara Fonte, Estefânia r., Luísa Sequeira e Virgínia de Diego, esta exposição propõe uma reflexão sobre formas de existência, transmissão e transformação inscritas na experiência feminina.

Não será por acaso que aqui se convocam mulheres que, de diferentes modos, evocam a figura das pioneiras, das parturientes, das mães-corpos-que-geram, sustentam, transmitem e permanecem. Mais do que um lugar de origem, o parto surge como metáfora de criação e continuidade.

Bárbara Fonte remete à construção simbólica da figura feminina no contexto português, articulando referências religiosas e culturais que moldaram historicamente os papéis de género.

Luísa Sequeira desenvolve uma prática transdisciplinar onde arquivo, colagem e imagem em movimento reconstroem narrativas feministas que desafiam estruturas de poder dominantes.

Estefânia r. explora a resistência como gesto incorporado, interrogando limites físicos, sociais e simbólicos através de ações de ruptura e afirmação.

Virgínia de Diego trabalha a forma pela acumulação, repetição e densidade, construindo composições que sugerem processos de sedimentação, memória e identidade.

Em conjunto, estas artistas desenham uma cartografia sensível onde o íntimo deixa de ser refúgio para se afirmar como lugar de inscrição política, histórica e coletiva, um espaço de parto, permanência e reinvenção.

Estefânia r.

Deixe um comentário